Vivências de mães de estudantes no ensino fundamental em meio remoto, durante o isolamento social da pandemia covid-19: uma análise compreensiva dos impactos existenciais

thumbnail.default.alt
Data
2021-12
Autores
Aline Guerra Delmonaco
Karina Camillo Borges
Tatiane de Lima Sales
Dra. Martha Ethel Steytler
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
As transformações decorrentes do avanço da COVID-19, provocaram diversas mudanças que atingiram a área educacional, e consequentemente, conduziram à indicação explícita de distanciamento social e implementação de medidas de higiene e segurança. Assim, as aulas presenciais foram suspensas, o que levou à adesão do ensino remoto, e implicou em mudanças significativas no âmbito doméstico, como a adaptação do espaço físico, planejamento e rotina, inclusive das mães. O objetivo desta pesquisa centrou-se na compreensão de como as mães foram impactadas existencialmente depois que o ambiente escolar de seu(s) filho(s) passou a ser em casa, considerando, dessa forma, as mudanças na relação dela mesma, com a família e sociedade. Nessa perspectiva, a pesquisa foi elaborada pelo método fenomenológico, a partir da questão norteadora: “Como tem sido sua experiência de estar com seu filho em casa no período em que ele habitualmente estaria na escola?”. Buscou-se compreender os fenômenos existenciais vivenciados pelas mães, resultado das mudanças e adaptações da escola para o espaço familiar, além do novo papel que as mães se apropriaram, os sentimentos envolvidos e outros diversos impactos existenciais que surgiram nesse contexto. Palavras-chave: Mães. Impactos. Ensino. Pandemia. Fenomenologia.
Description
Palavras-chave
Citação
DELMONACO, Aline Guerra; BORGES, Karina Camillo; SALES, Tatiane de Lima. Vivências de mães de estudantes no ensino fundamental em meio remoto, durante o isolamento social da pandemia covid-19: uma análise compreensiva dos impactos existenciais. 2021. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
Coleções