Estrutura e relevância ambiental das matas ciliares e de galeria, recursos para análise e caracterização de fragmentos preservados

thumbnail.default.alt
Data
2021-12
Autores
Barbara Fiuza Zambroni
Beatriz Cangussú Brites
Mariana Malta de Mello
Sinara Mariguéla Decaro
Me. Marcelo Nunes Mestriner
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A preservação de áreas vegetais e suas necessárias restaurações, são projetos sempre levados em muita consideração atualmente. Os ambientes laterais aos leitos aquáticos, como as matas ciliares e de galeria, apresentam-se duplamente preocupantes, tendo em vista a importância desses ambientes em si mesmos, como também na importância elevada para a manutenção dos leitos aquáticos que circundam. Esse trabalho demonstrou, através de levantamento bibliográfico, essas essencialidades e também os principais recursos utilizados no sentido de buscar a preservação e a necessária restauração dessas áreas, como o levantamento florístico e a determinação da fitossociologia, além de apresentar um trabalho de campo para a determinação da abundância relativa de espécies arbóreas, em um fragmento de mata ciliar preservado e previamente delimitado em parcelas, através da classificação dos exemplares em séries de valores de DAP (Diâmetro à Altura do Peito). A partir da realização do método de parcelas e do método de DAP, verificou-se que existem mais espécimes arbóreas inferiores a 30 centímetros na área determinada pelo grupo. Concluindo-se assim que as espécimes abaixo dessa altura de30 centímetros são plantas ainda jovens e que estão em desenvolvimento. Palavras- chaves: Matas ciliares. Levantamento florístico. Fitossociologia.
Description
Palavras-chave
Citação
ZAMBRONI, Barbara Fiuza; BRITES, Beatriz Cangussú; MELLO, Mariana Malta de; DECARO, Sinara Mariguéla. Estrutura e relevância ambiental das matas ciliares e de galeria, recursos para análise e caracterização de fragmentos preservados. 2021. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
Coleções