Bazar comunitário: educação, comunidade, cultura e socialização

thumbnail.default.alt
Data
2019-11
Autores
Lilian Silva de Carvalho
Natalia dantas Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A presente pesquisa pretende analisar o bazar comunitário como espaço para o desenvolvimento de práticas educacionais. Por meio da experiência das autoras e da discussão com bibliografia especializada e referências teóricas das ciências sociais e da pedagogia, o tema é articulado às potencialidades da educação não formal e de seus espaços, bem como à importância da inserção dos alunos em contextos de produção de vínculos e formas de socialização. O trabalho, então, articula elementos do bazar comunitário a balizas importantes dos processos de ensino e aprendizagem, destacando a ajuda mútua, a participação cidadã em causas comuns (comunitárias), a arrecadação de fundos (economia local) e o conhecimento de produtos, produtores e vendedores – conteúdos que, aliás, permitem enfoques interdisciplinares. Nosso argumento é que esses elementos, indissociáveis das vivências propiciadas pelo bazar comunitário, compõem um mosaico de valores enraizados na socialização e fundamentais para o desenvolvimento social e a educação para a cidadania em contextos democráticos. Palavras-chave: Educação; Bazar; Comunidade; Socialização.
Description
Palavras-chave
Citação
CARVALHO, Lilian Silva; FERREIRA, Natalia Dantas. Bazar comunitário: educação, comunidade, cultura e socialização. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2019.
Coleções