Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental

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Data
2021-12
Autores
Michele Dolmen Wiezel
Talita Cristina Paixão Martins
Talita Ribeiro Chula Chaves
Dra. Juliana Pereira Machado
Journal Title
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
Em unidades de cuidados críticos é essencial monitorizar múltiplos parâmetros vitais com intervalos mínimos de tempo, e por vezes de forma contínua. Nestes setores, a medida invasiva da pressão arterial é bastante empregada, devido dado o número elevado de pacientes hemodinamicamente instáveis, dependentes de drogas vasoativas ou em estado de choque, para os quais a pressão invasiva é indispensável e fator crítico no sucesso do tratamento. A medida da PA invasiva consiste na canulação de uma artéria por meio de um cateter flexível, ligado a um equipamento que contenha sensores para leitura de valores pressóricos captados, com utilização de um transdutor de pressão, um monitor multiparamétrico, um equipo que contenha solução salina e um cateter. O propósito é estabelecer um acompanhamento preciso e constante da PA, que propicia à equipe multidisciplinar prestar uma assistência mais complexa, a partir de dados fidedignos e intervenções imediatas assertivas. Até o momento não há evidências do impacto de uma atividade educativa sobre o conhecimento de profissionais. Método: Foi aplicado um estudo quase-experimental, para avaliar o efeito de uma atividade educativa relacionada à medida direta da PA, manutenção e cuidados sobre conhecimento da equipe de enfermagem nos setores críticos de uma unidade hospitalar, a amostra contou com 37 participantes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de graduandos em enfermagem, cujo conhecimento foi medido por questionário antes e após a intervenção educativa, aplicados em aparelho celular por meio da digital Google Forms®.Os resultados obtidos revelaram que houve um aumento do conhecimento dos profissionais sobre a assistência hospitalar prestada ao paciente em uso de PAi, desde a finalidade, indicações clínicas, complicações, manutenção de permeabilidade, até os diagnósticos e intervenções de enfermagem que permeiam essa condição clínica. Este estudo alcançou os seus objetivos de analisar os impactos de uma intervenção educativa acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem e os resultados obtidos demonstraram que a intervenção educativa contribuiu com o maior conhecimento dos participantes, associada à utilização de meios da metodologia ativa e dispositivos tecnológicos que contribuíram para o alcance de conhecimento entre os profissionais. Palavras-chaves: Pressão arterial invasiva. Cuidado crítico. Enfermagem.
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Palavras-chave
Citação
WIEZEL, Michele Dolmen; MARTINS, Talita Cristina Paixão; CHAVES, Talita Ribeiro Chula. Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2021.
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