As esferas da atividade e terapia assistida por animais, com ênfase no contexto hospitalar: um estudo de levantamento bibliográfico

thumbnail.default.alt
Data
2020
Autores
Ana Laura Toledo Leibal
Larissa Zucco Gual
Gelson Genaro
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
As intervenções assistidas por animais vem sendo cada vez mais difundidas no contexto da saúde e da educação. Os estudos demonstram que é um recurso que possibilita um olhar e tratamento humanizado frente à diversos tipos de demandas. Está pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das modalidades terapêuticas Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividade Assistida por Animais (AAA) para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos, através da análise de cada esfera das modalidades, com ênfase no contexto hospitalar. Utilizou-se o levantamento bibliográfico, nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp) e Pepsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). A base de dados Google Acadêmico também foi consultada. Após a leitura dos resumos e submissão dos mesmos aos critérios de inclusão e exclusão propostos, 35 estudos foram incluídos nesta análise. Os estudos foram categorizados em oito eixos temáticos, através da metodologia análise de conteúdo, sendo eles: “TAA e hospitalização”, “TAA e autismo”, “TAA e psicologia”, “AAA”, “equoterapia”, “bototerapia”, “delfinoterapia”, e “ictioterapia”. O eixo TAA e hospitalização teve a maior quantidade de trabalhos inseridos (13), devido ao enfoque do estudo no âmbito hospitalar. Os resultados demonstraram que as modalidades terapêuticas são eficazes para viabilizar relações interpessoais, quebra da rotina hospitalar, trazer alegria, afeto e amparo, ajuda no desenvolvimento da fala e em habilidades motoras, propicia maior adesão e engajamento ao processo de recuperação, fornece maior capacidade de resiliência, redução do estresse e da solidão. A interação com o animal estimula o aumento da produção do hormônio endorfina, ajudando na diminuição dos efeitos da depressão, da percepção de dor e diminuição da ansiedade. Auxiliam no tratamento de patologias e necessidades especiais, também foram identificados alguns fatores de riscos que podem ocorrer decorrentes ao contato com o animal co terapeuta, como infecções e alergias. Conclui-se que as modalidades terapêuticas possuem diversos benefícios e muito pouco risco em comparação aos benefícios, o recurso deve ser aplicado somente a partir de protocolos padronizados de segurança, atualmente já existe uma quantidade significativa de estudos sobre a área, mas ainda demanda muito mais estudos para o reforço de sua cientificidade.
Description
Palavras-chave
Citação
LEIBAL, Ana Laura Toledo; GUAL, Larissa Zucco. As esferas da atividade e terapia assistida por animais, com ênfase no contexto hospitalar: um estudo de levantamento bibliográfico. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções