Análise in vitro da ação inibitória de soluções antissépticas e degermantes sobre microrganismos patogênicos e na limpeza de superfícies

thumbnail.default.alt
Data
2020-12
Autores
Ana Laura Martins Ventura
Ricardo Leone Rossato
Talita Ravaneli Kasputes
Denissani Aparecida Ferrari dos Santos Lima
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O uso de sabonetes líquidos, álcool 70% gel e clorexidina solução degermante em procedimentos de antissepsia das mãos representa uma prática frequente nas instituições de saúde, assim como a utilização de álcool 70% líquido, biguanida e clorexidina tópica para limpeza de superfícies. Estas práticas são usuais e a observação da eficácia destes compostos é importante para manter as infecções relacionadas à assistência a saúde controlada, assim como a infecção cruzada. Com o objetivo de avaliar estas substâncias, determinamos a ação inibitória utilizando a técnica do gotejamento, macrodiluição em caldo e a atividade bactericida. A avaliação da limpeza de superfícies foi realizada utilizando a técnica de “spray-wipe-spray”. Os resultados observados foram para macrodiluição em caldo e a atividade bactericida, inibição de Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli quando utilizados em suas concentrações indicadas, o teste do gotejamento obteve resultado para as soluções de clorexidina e biguanida. O sabonete líquido não foi eficiente na inibição bacteriana. Concluímos que as soluções alcoólicas, compostos de clorexidina e biguanida, quando utilizados de acordo com as informações do fabricante, são eficientes, em relação ao sabonete líquido sua ação é de limpar a sujidade da pele o que não foi possível observar nestes testes. No entanto, entendemos que há necessidade de maiores testes para confirmar nossos resultados. Palavra chave: Bactericida. Desinfetante. Microrganismo.
Description
Palavras-chave
Citação
VENTURA, Ana Laura Martins; ROSSATO, Ricardo Leone; KASPUTES, Talita Ravaneli. Análise in vitro da ação inibitória de soluções antissépticas e degermantes sobre microrganismos patogênicos e na limpeza de superfícies. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Biomedicina, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2020.
Coleções