O uso do “tipo” como marcador discursivo nas obras Heartstopper: uma representação da linguagem na adolescência
O uso do “tipo” como marcador discursivo nas obras Heartstopper: uma representação da linguagem na adolescência
Data
2022-12
Autores
Maria Laura Garla do Valle dos Santos
Stéfani Santos dos Anjos
Me. Rafael de Almeida Arruda Felix
Journal Title
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Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o uso do vocábulo
“tipo” na linguagem adolescente por meio das histórias em quadrinhos Heartstopper
da autora Alice Oseman, cuja linguagem se assemelha à realidade da fala dos
adolescentes, sendo marcada por marcadores discursivos, em específico o “tipo” que
apresenta inúmeras funções na comunicação entre os adolescentes, sendo
estigmatizado, inclusive, sendo um ato característico da fala na adolescência. A
narrativa é composta em sua maioria por adolescentes, a pesquisa busca, sob a ótica
da sociolinguística, analisar e categorizar os usos, constantes, do vocábulo “tipo” na
fala dessa faixa etária. O objetivo é compreender o processo de gramaticalização do
vocábulo e quais as suas funções comunicativas na obra, isso, tal comparação é uma
representação da linguagem na adolescência. Para a abordagem deste tema, foram
apresentados os conceitos da teoria sociolinguística, com enfoque na teoria da
variação linguística proposta por William Labov em 1972, o conceito de
gramaticalização e o uso de marcadores discursivos como estigma da linguagem.
Para a análise dos dados, foram utilizadas quatro funções do vocábulo “tipo”, sendo:
preposições exemplificativas, modalizadores, preenchedores de pausa e foco
metalinguístico, tendo como base os autores Lima-Hernandes (2005), Castellano
(2013) e Levey (2006).
Palavras-chave: Uso do “Tipo”. Gramaticalização. Fala dos adolescentes.
Sociolinguística. Marcadores discursivos
Description
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Maria Laura Garla do Valle dos; ANJOS, Stéfani Santos dos. O uso do “tipo” como marcador discursivo nas obras Heartstopper: uma representação da linguagem na adolescência. 53f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2022