Vivência universitária no período pandêmico: aspectos psicológicos, habilidades sociais e eventos estressores
Vivência universitária no período pandêmico: aspectos psicológicos, habilidades sociais e eventos estressores
Data
2023-12
Autores
Beatriz Tamberlini Tenente
Carlota Carolina dos Santos
Laura Junta Oliveira
Me. Alessandra Ackel Rodrigues
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário Barão de Mauá
Resumo
A adaptação acadêmica no ensino superior é influenciada por diversos fatores, tais como
repertório de enfrentamento e habilidades sociais (HS) dos estudantes, atuando como fatores
protetivos ou estressores nesse período. A vivência acadêmica no período pandêmico
configurou-se como um estressor adicional. A interpretação que os indivíduos fazem de suas
experiências influencia suas emoções e comportamentos. Este estudo objetivou caracterizar os
aspectos psicológicos, HS e eventos estressores na adaptação acadêmica ao ensino superior no
período pandêmico. Foi realizado um estudo transversal de levantamento online, descritivo e
de enfoque quantitativo, com amostra de 103 participantes maiores de 18 anos e regularmente
matriculados no ensino superior durante o período pandêmico. A coleta dos dados contou com
um questionário sociodemográfico e o questionário de adaptação acadêmica, aspectos
psicológicos, estressores e HS, ambos desenvolvidos pelas pesquisadoras para os fins dessa
pesquisa. Os dados foram analisados quantitativamente, por meio de estatística descritiva e
inferencial. Em relação às HS, os participantes expressaram facilidade de iniciar novas
amizades (70), expor seu ponto de vista (80), elogiar os colegas pelos trabalhos realizados (57),
buscar resolver problemas de forma amigável diante de críticas (53), falar em público ao
apresentar seminários (82), corresponder demonstrações de carinho (67) e colocar-se no lugar
do outro para oferecer ajudar (74). Os principais eventos estressores enfrentados foram o
ingresso no ensino superior e o isolamento social, com percepção de sobrecarga a partir das
demandas da faculdade (71), preocupação a maior parte do tempo (69) e dificuldade de conciliar
trabalho e estudos (64). Sobre as principais facilidades, identificou-se o suporte social, como
apoio familiar (78), relacionamento com colegas (71) e boa comunicação com docentes (54).
Em relação às variáveis psicológicas, investigadas por meio de avaliação subjetiva que variou
de 0 a 10, destacaram-se como mais frequentes na amostra as emoções ansiedade (7,8 ± 2,27)
e o otimismo (6,1 ± 1,94), as distorções cognitivas pensamento “E se...?” (6,4 ± 3,0) e
dicotômico (6,2 ± 3,17) e os comportamentos de busca de suporte de colegas (6,2 ± 2,88),
autocobrança (8,1 ± 2,32) e autocrítica (7,7 ± 2,54). O teste de correlação de Spearman indicou
correlações positivas entre busca por suporte de professores e alegria (r=0,268; p=0,006) e
ansiedade e comportamentos com potencial de prejuízo como autocobrança (r= 0,341; p=
0,000), autocrítica (r= 0,444; p= 0,000), evitação (r= 0,273; p= 0,005) e procrastinação (r=
0,208; p= 0,035). As principais distorções cognitivas se correlacionaram negativamente com as
emoções agradáveis como o otimismo e positivamente com emoções desagradáveis como a
tristeza. Adicionalmente, foram encontradas correlações positivas dos comportamentos com
potencial de prejuízo e distorções cognitivas. Tais resultados sugerem um efeito do período
pandêmico no enfrentamento dos eventos estressores, tendo impactado na saúde mental e bem estar dos universitários e que o repertório prévio de HS e fontes de apoio podem ter atuado
como fator protetivo que facilitou o manejo das principais dificuldades no processo de
adaptação acadêmica. Sugere-se intervenções voltadas para o suporte dos universitários e
estudos que incluam alunos que passaram pela graduação após o período pandêmico.
Palavras-chave: adaptação acadêmica; habilidades sociais; distorções cognitivas; pós pandemia COVID-19.
Description
Palavras-chave
Citação
TENENTE, Beatriz Tamberlini; SANTOS, Carlota Carolina dos; OLIVEIRA, Laura Junta. Vivência universitária no período pandêmico: aspectos psicológicos, habilidades sociais e eventos estressores. 85f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 2023.