Graduação (História)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação (História) por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemFigurações da cidade e da modernidade no romance urbano de Alfredo Taunay(Centro Universitário Barão de Mauá, 2019-10) Paulo Bastianini Neto ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa o romance urbano de Alfredo Taunay, importante escritor brasileiro do fim do século XIX, especialmente a partir da narrativa construída na obra O encilhamento (1894). O objetivo é desvelar, por meio da análise histórica do texto literário, componentes representacionais (figurações) da modernidade junto ao texto do autor, tendo em vista o diálogo entre a forma literária/ficcional e o processo histórico e social. Para tanto, além do debate com a bibliografia especializada, o trabalho articula as percepções e os valores construídos no ambiente urbano de Taunay a uma abordagem dos impactos da modernização e das transformações socioculturais no Brasil do período. Nesse sentido, além da ascensão da vida urbana, destacamos a presença da economia monetária e financeira, a infraestrutura das cidades (especialmente da então capital republica, o Rio de Janeiro) e as novas condições de vida social e socialização na cidade. Palavras-chave: Modernidade. Alfredo Taunay. Cidade. Modernização.
-
ItemEducação e mobilização popular (1950-1960)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Rodrigues de Lima ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaAs transformações trazidas pela modernização do país nos anos 1950 e 1960 estão diretamente ligadas à mobilização popular e à educação. Essas dinâmicas são respostas ao desenvolvimento brasileiro acarretado pela industrialização. O trabalho analisa essa conjuntura à luz das propostas de Paulo Freire, enfatizando dois livros importantes do autor: Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido. Entendemos as teorias de Freire como perspectivas de análise social e histórica do país e dos impasses de sua modernização, de modo que essa interpretação mais ampla da formação dialoga diretamente com as ideias educacionais. Articulamos, então, as propostas freireanas às transformações em curso no Brasil. A pesquisa sublinha impasses sociais e educacionais presentes até a contemporaneidade, exigindo que educadores e planejadores de políticas públicas elaborem respostas ativas e conscientes a respeito das mudanças de forma comprometida com uma concepção crítica do ensino e da educação. Palavras-chave: Mobilização popular. Educação. Crítica. Modernização.
-
ItemA obra de arte na hipermodernidade: as mudanças na percepção da arte e na estética(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-10) Gustavo Valente de Oliveira ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho busca analisar a obra de arte na hipermodernidade e o processo histórico-social que conduziu a inúmeras mudanças na percepção da arte pela sociedade. Nesse sentido, verificamos as diferentes configurações da obra de arte em períodos históricos distintos, incluindo os séculos que sucederam a revolução industrial, nos quais observamos os impactos do advento da fotografia, fator que provocou profundos impactos na percepção da arte pelas massas ao desencadear a era de reprodutibilidade técnica. A partir disso, foi solidificada a estrutura necessária para o avanço da indústria cultural, cujo mosaico de informações foi responsável pela perda da sensibilidade pela obra de arte e o surgimento de uma nova sociedade composta pela superinflação estética pautada no consumo de massa. Além disso, observamos, por meio da análise do movimento histórico das vanguardas, a permanência da autovalorização da consciência burguesa no cerne da indústria cultural, implicando que a obra de arte, agora voltada para as estéticas do consumo, perdesse o seu lado conteudístico, na medida em que o trabalho do artista foi banalizado pelas demandas do espaço capitalista global. Palavras-chave: Revolução industrial. Fotografia. Arte. Reprodutibilidade técnica. Indústria cultural. Massificação.
-
ItemLênin: do materialismo histórico-dialético à revolução(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-11) Rafael Elizandro Mataruco ; Orientador: Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaO presente trabalho analisa a incorporação do método marxista nas análises teóricas de Lênin, considerando a noção de práxis como integradora entre a teoria e a prática, a fim de combater a imagem de que, em Lênin, a teoria estaria submetida à atuação prática. Para tanto, é feita uma breve apresentação das características principais do materialismo histórico-dialético, seguida de análise de duas obras do autor temporalmente redigidas em um intervalo de quase duas décadas. Diante das reflexões elaboradas, indica-se que uma compreensão mais apurada do método marxista é capaz de proporcionar uma leitura mais adequada da atuação de Lênin como teórico e político.
-
ItemO papel dos museus na sociedade contemporânea: reflexões sobre a importância do museu histórico e do café de Ribeirão Preto(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Arthur Robles Baio ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasEste trabalho aborda aspectos da história do colecionismo e a formação da Instituição Museu como um espaço aberto aos diferentes públicos. Refletimos sobre a constituição de um pensamento museológico e museográfico entre os séculos XIX e XX. Analisamos como a leitura adequada dos objetos históricos e obras de arte podem impactar nas abordagens museológicas e museográficas. Verificamos a ressignificação do papel dos museus no século XXI, segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM). A partir das pesquisas, foi questionada a relevância da presença de um museu local para a formação de uma identidade coletiva. Foram abordados os antecedentes e formação do Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos” e do Museu do Café “Cel. Francisco Schmidt”, localizados na cidade de Ribeirão Preto. Refletimos sobre as condições atuais do Museu Histórico e do Café, assim como a importância dos campos científicos de Conservação e Restauração para auxiliar no desenvolvimento das ações museológicas e museográficas. Analisamos possíveis mecanismos e formas de se utilizar os museus como um espaço de ensino não formal, com abordagens pedagógicas interdisciplinares do Estudo do Meio e da Metodologia Triangular como ponte entre as escolas e os museus. Palavras-chave: Museu. Ribeirão Preto. Conservação. Educação não formal.
-
ItemA identidade cultural de Serrana- SP(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Maria Eduarda Teixeira ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasO presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da identidade cultural de Serrana, cidade interiorana do estado de São Paulo. Dessa forma, será discutido se o município possui, ou não, legislações que buscam resguardar essa identidade, englobando os possíveis patrimônios culturais. Essa pesquisa parte das ideias de Pedro Paulo Funari e Alessandra Pelegrini para abordar a transformações dos conceitos de Patrimônio Cultural no Brasil, além de analisar como os bens culturais colaboram para a memória e identidade de um determinado núcleo social. Ademais, se faz importante descrever o processo de formação de Serrana, a partir do final do século XIX, para que seja contextualizado os possíveis bens culturais da cidade. Palavras-chave: Identidade. Patrimônio cultural. Serrana- SP.
-
ItemIntegração da cultura síria e libanesa no interior de São Paulo pelas frentes gastronômica e social (1880 até 1945)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Artur de Oliveira Carminati ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasEsta pesquisa busca trabalhar o contexto de integração da cultura síria e libanesa em suas relações sociais e gastronômicas no Brasil, no interior do estado de São Paulo do período de 1880 até 1945. Por meio de revisões bibliográficas analisaremos desde as raízes do Líbano e Síria, alguns aspectos que construíram, motivaram ou permitiram que essa imigração se tornasse tão efetiva e positiva. Para isso, iremos analisar algumas características do Brasil dentro do recorte anual feito nesta pesquisa, sendo assim podemos compreender qual era o cenário ao qual o imigrante se deparou quando chegou. Assim como compreender motivações e ações que não só os favoreceram como a de toda a rede de comércio no interior do estado de São Paulo, a mascateação. Posteriormente, buscaremos analisar, através da gastronomia outras características dessa imigração, inclusive pelo papel das mulheres na questão da tradição culinária trazida do oriente para a América do Sul. Assim buscamos refletir sobre o que essa integração trouxe de fato ao cotidiano do brasileiro, sobretudo no interior do estado de São Paulo. Palavras-chave: Imigrante. Sírios e Libaneses.
-
ItemA sociedade mexica e o milho(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Joana Musse Monteiro Ferri ; Dra. Nainôra Maria Barbosa de FreitasO milho, um dos mais importantes grãos do mundo, alimentou diferentes grupos mesoamericanos desde a época pré-colombiana até os dias de hoje. Este trabalho é relevante para entender a relação que essa planta possui com a ancestralidade dos povos indígenas e que ainda tem papel fundamental atualmente. Tendo o milho como protagonista tanto na alimentação em si quanto inserido com elementos da cosmovisão, discutiremos desde sua origem como planta até sua simbologia inserida ao cotidiano dos povos ameríndios, principalmente dos mexicas. O milho foi representado em deuses, em todo processo de nascimento-vida-morte do ser humano, na colheita, nas guerras, sem contar que, junto com o feijão e a abóbora, constituiu a principal refeição da Mesoamérica. Hoje, no México, encontram-se dezenas de pratos à base de milho e segue sendo ainda um dos principais elementos da culinária. Através do sistema de milpa os povos pré-hispânicos alcançaram domesticar e diversificar a planta que, séculos mais tarde, já estaria conhecida em todo o mundo. Palavras-chave: Milho. Indígenas. Cosmovisão.
-
ItemO espirito da revolta: o desenvolvimento da consciência de classe em São Paulo em 1917(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Favaretto de Souza ; Prof. Dr. Felipe Ziotti NaritaA pesquisa analisa os desdobramentos das greves inglesas do final do século XVIII a fim de retomar aspectos do conceito de consciência de classe, segundo a obra de Edward P. Thompson, para entender o papel da mobilização trabalhadora durante o processo de greve geral em São Paulo em 1917. Resgatando os pressupostos e as causalidades que permitiram a formação da Sociedade Londrina de Correspondência, a união dos grupos ideológicos anarquistas e comunistas no cenário grevista paulistano, o levante e a organização da população britânica e paulista, a pesquisa delineia os distintos entendimentos de métodos de organização dos grupos ideológicos presentes no cenário paulista. Ao sintetizar o conceito de greve geral, destacamos os principais métodos responsáveis pela união dos anarco-sindicalistas e anarco-comunistas durante o cenário paulista de 1917, bem como seu papel no desenvolvimento da consciência de classe, trabalhando perspectivas teóricas sobre a composição das classes sociais e a consciência de classe. Palavras-chave: Consciência de classe. São Paulo. Greve.
-
ItemEnsino pelas habilidades e competências: uma análise política-ideológica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Lucas Henrique de Oliveira Costa ; Me. José Faustino de Almeida SantosA pesquisa analisa o ofício do aluno a partir da nova configuração global do controle ideológico neoliberal na educação que concilia economia e escola a partir dos interesses da primeira que, por sua vez, é contornada sob as prescrições do Consenso de Washington. Tomando como referência os projetos de educação baseado nas competências chaves elaboradas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) na Europa, a ascensão da nova direita e as alianças do setor privado com os governos, abordaremos essa situação no contexto global e nacional. Nos aspectos que envolvem essa temática no Brasil, analisaremos as principais organizações que elaboraram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que objetiva a preparação para ao mercado de trabalho e a aceitação, via ideologia, da aliança do governo com os interesses privados em detrimento de tudo que se refere ao público. Os principais pontos de tais processos abarcam a noção de gestão escolar e o ensino por competências que pautam a BNCC. Por fim os desdobramentos da BNCC que nega a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), e cria modelos determinados de comportamentos utilitaristas para atender o mercado de trabalho. Palavras-chaves: Educação neoliberal. Currículo. BNCC. Competências. Habilidades.
-
ItemO mangá: a ponte entre o Japão e o Brasil e seu impacto na cultura brasileira(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Hugo Ribeiro Bernardo ; Me. Liliane Cury SobreiraA organização das formas de produção da cultura vem se transformando. Nos últimos anos, a cultura passou por um processo de transformação, organizando assim a produção cultural ao modelo da produção das fábricas e das diferentes formas de economia do sistema global. O Japão sendo uma das principais potências econômicas da modernidade, vem cada vez mais sendo um polo de exportação de produtos culturais, essa exportação para o Brasil começou informal e sem planejamento, porém, nas últimas décadas o país tem importado de forma cada vez mais racionalizada, produtos culturais japoneses que trazem consigo toda uma bagagem cultural e uma história da produção e da sociedade. Ao entrar em contato com essa produção, ela modificou o imaginário coletivo dos brasileiros e gera um espaço cultural dos fãs promovendo uma inter-relação entre a cultura das terras tupiniquins e do país do sol nascente. Perante esse contexto, levanta-se como problema de pesquisa: explicar como o mangá, linguagem de expressão da cultura japonesa apropriado pela indústria cultural mundial, saiu das fronteiras do Japão e se tornou um fenômeno amplamente aceito em países como o Brasil, bem como os impactos desse fenômeno no público consumidor brasileiro e como objetivos: compreender a indústria cultural como uma indústria que se apropria e produz cultura, no âmbito da lógica do capitalismo cultural industrial e a formação da cultura pop; apresentar a história dos mangás como produto da cultura pop japonesa, sua origem e transformações ao longo do tempo; explicar os impactos dos mangás no público consumidor brasileiro. Para responder ao questionamento e cumprir os objetivos propostos, o percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa cujos dados foram colhidos em artigos, livros, teses e fragmentos de mangás. Palavras-chaves: Cultura japonesa. Cultura brasileira. Indústria cultural. Mangá.
-
ItemImigração espanhola pela guerra civil: a busca pela preservação da identidade no nordeste paulista(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Gabriel Garcia Braz ; Me. Rodrigo de Andrade CalsaniO presente trabalho visa apresentar o imigrante espanhol não só como dados estatísticos, mas sim como um ser humano, sobretudo descrever a questão identitária desse imigrante que saiu da Espanha por causa dos conflitos e consequências da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), atacado por fatores de expulsão como a fome, e atração, como a chance de recomeçar sua vida no Brasil. A partir da chegada desses imigrantes em solo brasileiro, sobretudo no estado de São Paulo, que foi o maior aglutinador de imigrantes do país, e posteriormente no Nordeste paulista, o estudo objetiva compreender como esse imigrante buscou preservar suas origens, como por exemplo, a formação de agremiações que buscavam unir os indivíduos da colônia espanhola, visando a preservação e a propagação de sua identidade cultural. Além disso, entender como as questões da Guerra Civil Espanhola afetaram a vida deste imigrante no Brasil, seus medos, anseios e esperanças de um dia melhor. PALAVRAS-CHAVE: Imigrante espanhol. Identidade. Nordeste paulista.
-
ItemContribuições do “jogo de interpretação de papéis” na formação da consciência histórica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Thales Carloto Barros Araujo ; Me. José Faustino de Almeida SantosA formação da consciência histórica é feita pelas relações humanas cotidianas e do ser humano com tudo que o cerca e com as quais interage conscientemente. Isso inclui as ideias, entre elas o passado, que é formulado e transmitido, apropriado e manipulado segundo as necessidades e intenções situadas no tempo presente. O cotidiano tem papel fundamental para esse movimento de ressignificação do passado, de modo que essas operações balizam a constituição das sociedades. O campo da didática valendo-se de elementos do cotidiano busca contribuir para que o processo educacional escolar valorize efetivamente os estudantes e suas experiências, de modo a romper com as barreiras da educação tradicional e trazer à tona aspectos do dia a dia para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar a manifestação cotidiana do jogo, em específico o jogo interpretativo, e como ele auxilia na formação da produção da consciência histórica por meio de elementos e ações lúdicas de modo que a Didática da História, mas também a ciência histórica encontrem na prática do jogo uma possibilidade de ensinar, aprender e produzir conhecimento sobre o passado e sobre o presente, dito com os termos de Rüsen (2007) desenvolver três operações inerentes à consciência histórica: experiência (de mudança no tempo), interpretação (das experiências vividas à luz da Teoria da História) e a orientação (para a vida prática). Palavras-chave: Educação. Didática da História. Consciência histórica. Jogo interpretativo.
-
ItemA formação dos aparelhos repressivos após o início do regime militar(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Caio Trevisan Teodoro Silva ; Felipe Ziotti NaritaNa atual conjuntura da democracia brasileira, o estudo do regime político antecedente se faz necessário como elemento essencial para um entendimento claro de como algumas figuras e ideais adentraram a República e se perpetuaram até hoje. Além disso, um olhar sobre a configuração do Estado no tempo nos fornece subsídios para captarmos de onde advém diversos problemas administrativos em meio aos órgãos públicos, uma vez que seus vestígios restam como permanências históricas. Esse estudo, portanto, analisa o regime militar brasileiro, destacando a construção dos aparelhos de repressão como ferramentas para a legitimação do poder militar. Por meio da discussão com a bibliografia especializada e análise documental, a partir de documentos consultados junto ao Projeto República UFMG, o trabalho investiga os processos institucionais que construíram o Estado no final dos anos 1960. Palavras-chave: Repressão. Estado. Golpe. Ossatura institucional.
-
ItemA importância dos quadrinhos no ensino aprendizagem de história(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Valdir Claudino Grupioni ; Liliane Cury SobreiraO uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, pode ser visto como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, por auxiliar na leitura e no entendimento das ações e palavras. Sendo assim, o referido estudo pautou-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, cuja coleta de dados recai sobre publicações de revista, livros e artigos científicos. Este estudo, teve como objetivo geral reconhecer as histórias em quadrinhos como recurso de desenvolvimento da aprendizagem em História e como objetivo específico, compreender a contribuição da arte rupestre na constituição das HQs como arte sequencial, conhecer o desenvolvimento das HQs ao longo da história e apresentar o potencial das HQs para a aprendizagem do componente curricular História de forma lúdica e prazerosa. Desta forma, justifica-se a escolha do tema por acreditar nas HQs como uma ferramenta favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de História. Portanto, este estudo considera as HQs para o ensino de História uma aliada do processo de aquisição do conhecimento tanto para o docente quanto para o discente. Palavras-chave: História em quadrinhos. Arte. Ensino de História.
-
ItemEducação e cidadania na atuação de Paulo Freire na Prefeitura de São Paulo (1989-1991)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Manzano, Juliana Notaro ; Felipe Ziotti NaritaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise da educação freiriana através do recorte do ano de 1989 até 1991 na cidade de São Paulo, período de redemocratização no país, pós-ditadura civil-militar, quando Paulo Freire foi convidado por Luiza Erundina (prefeita da época) a ser Secretário da Educação Municipal na capital, trazendo uma perspectiva em contraposição a educação tecnicista proposta durante o período anterior. O trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação sobre a educação tecnicista, adotada durante a ditadura no Brasil, a segunda é constituída pelas teorias da pedagogia freiriana e a terceira parte tem como análise a educação proposta por Paulo Freire para a cidade de São Paulo, no período de 1989 a 1991, desenvolvendo uma educação humanizada e democrática. A realização do trabalho conta com análises de fonte como livros e artigos seguindo as premissas de uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Paulo Freire. Cidadania. Democracia.
-
ItemChoque de cultura e o homem cordial: considerações sobre humor e cinema nacional (2016-2020)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Ayrton José Rocca Neto ; Yuri Araújo CarvalhoA presente pesquisa por possui algumas facetas inéditas, quando comparada ás pesquisas tradicionalmente desenvolvidas no Centro Universitário Barão de Mauá. Ela procura mobilizar o conceito buarqueano de “homem cordial” como instrumento de análise para o desvelamento de suportes audiovisuais – mais precisamente os filmes “Cidade de Deus” (2002) e “Tropa de Elite” (2007), bem como esquetes humorísticos do grupo “Choque de Cultura” (2020), alusivos aos filmes supracitados. Trata-se, portanto, de um esforço acadêmico que aglutina dimensões pertinentes à história do tempo presente, à cultura cinematográfica nacional e ao binômio História e Humor, com especial atenção às fontes audiovisuais e seus conteúdos. Tal empreendimento pode ser justificado pelo ineditismo da pesquisa e por suas reverberações sociais, posto debruçar-se sobre temas caros à população em geral, rotineiramente impactada pelas produções dos mass media. Partimos de suposições segundo as quais as características fundamentais do “homem cordial” brasileiro (patriarcalismo, parcialidade, polidez subjetivista, confusões entre os âmbitos público e privado, afloramento de emoções, entre outras) encontram-se, em maior ou menor grau, em passagens decisivas das obras fílmicas analisadas. Palavras-chave: Choque de cultura. Homem cordial. Cinema.
-
Item“Nossas armas são silenciosas": Guerra Fria e ideologias em “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller (1986)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) João Victor de Souza Acerbi ; Yuri Araújo CarvalhoA presente pesquisa busca analisar facetas ideológicas ligadas ao fascismo, ao nacionalismo e ao anticomunismo, presentes na história em quadrinhos “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, criada por Frank Miller e publicada pela DC em 1986. Sustentamos a hipótese segundo a qual as ideologias são muito mais comuns do que imaginamos; diariamente, somos bombardeados pelas mais diversas correntes ideológicas – sendo tal realidade ainda mais candente durante o período conhecido como “Guerra Fria” (1947-1991). Tratou-se de uma conjuntura histórica caracterizada pela oposição entre dois blocos rivais (EUA e URSS), defensores de ideologias antagônicas. A vida social foi afetada nos mais diversos campos, com destaque para a cultura e os meios de comunicação de massa, permeados por programas radiofônicos e televisivos, filmes e histórias em quadrinhos, impulsionados como ferramentas influenciadas e influenciadoras para a conquista de corações e mentes. Sendo assim, analisaremos como ideologias variadas, vigentes em uma conjuntura neoliberal, foram de fato mobilizadas em uma história em quadrinhos clássica, protagonizada pelo Homem-Morcego. Palavras-chave: Guerra Fria. Histórias em quadrinhos. Ideologia.
-
ItemO livro didático de História no Brasil: um panorama a partir das avaliações do PNLD (1997-2021)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Stoppa, Matheus Frazão ; Liliane Cury SobreiraO livro didático é presença garantida na maioria das escolas do Brasil, e isso não é por acaso, tendo em vista a existência do Programa Nacional do Livro e Material Didático, programa governamental responsável por auxiliar na aquisição dos livros didáticos destinados às escolas. Essa produção didática, entretanto, não ocorre apenas visando a fomentação da educação no país, mas o lucro do mercado editorial. Visando controlar a qualidade dos livros direcionados à educação básica, constitui-se um jogo entre mercado e Estado através do processo avaliativo instituído pelos editais do programa, com a Educação se encontrando no fogo cruzado. A fim de compreender a maneira como esse processo extensivo e enredado, composto por um vai e vem de forças, e que envolve um objeto cultural tão complexo e de difícil definição como livro didático, procuramos desenvolver uma pesquisa qualitativa que se debruça sobre a longa bibliografia que se relaciona com nosso objeto. Dessa maneira, visando atingir o objetivo de desvelar estratégias utilizadas pelo mercado editorial para manter-se competitivo diante do controle de qualidade imposto pelo PNLD ao longo da pesquisa buscamos compreender as relações entre o livro didático e o contexto social ao seu redor, a construção do campo científico apresentado pelo livro didático de História e, por fim, o desenrolar das avaliações propostas pelo PNLD e sua influência no mercado editorial. Palavras-chave: Livro Didático. Material Didático. Avaliação.
-
ItemLicor na moringa, um vinho tropical: um olhar sobre a imigração portuguesa para São Paulo (1930 – 1945)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Ana Luísa Coutinho do Nascimento ; Me. Rodrigo de Andrade CalsaniO presente trabalho, partindo de revisão bibliográfica e análise de fontes, ambiciona expor as complicações do imigrante português recém chegado ao Brasil no governo de Getúlio Vargas (1930 – 1945), em especial na cidade e no estado de São Paulo. Fugidos da fome, miséria e perseguição política propiciada pelo salazarismo português (1932 – 1974), o Brasil representava uma chance de recomeço e melhoria de vida, com propagandas que incentivavam a vinda do europeu subsidiado pelo governo para trabalhar nos meios rurais. Porém, as mazelas do campo resultaram na transformação do imigrante em trabalhadores urbanos, assumindo posturas anarquistas e comunistas foram perseguidos pela polícia políticapaulista. Dessa forma, em conjunto com as políticas limitadoras de Vargas, os lusitanos se reuniam com os demais imigrantes em greves e levantes populares que reivindicavam seus direitos. Outrossim, a perspectiva da mulher é tratada neste trabalho como protagonista de suas próprias histórias, e assim, procurava fazer de sua nova nação um lugar mais igualitário, sem medos de perseguições policiais e ambicionando por dias melhores. Com a construçãodo trabalho, conseguimos identificar quais os motivos da vinda dos lusitanos para cá, assim como rompemos com a ideia de um português pacífico perante as reivindicações trabalhistas. Palavras-Chave: Imigração portuguesa. Estado Novo. São Paulo.