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ItemA criticidade austeniana: um diálogo entre Emma e Persuasão(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Ana Beatriz Rodrigues de Moura ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho tem o objetivo de analisar as críticas sociais presentes em duas obras de Jane Austen: Emma (1816) e Persuasão (1818). Em Emma, é narrada a história da personagem-título, uma bela jovem com fortuna e prestígio social, que não deseja se casar, mas exalta-se ao “arranjar” casamentos. Sendo assim, o enredo se desenvolve com Emma em busca de um parceiro que ela considere digno de sua amiga Harriet. Em Persuasão, a narrativa se inicia com o fato de que Anne Elliot foi persuadida a não se casar com o jovem por quem era apaixonada, e, após oito anos, o reencontro de ambos faz com que Anne reflita sobre as suas ações do passado. Dessa forma, são evidenciadas as ironias que Jane Austen utilizou para criticar as normas sociais de sua época e as diferentes significações da presença e da ausência de um casamento na vida de uma mulher a partir de sua classe social. Para isso, foram utilizados os conceitos de ironia, mais especificamente, a observável e a situacional, de Muecke. Nesse sentido, este trabalho está presente no ramo literário da Literatura Comparada, pois analisa os aspectos semelhantes e divergentes em duas obras. Assim, visamos contribuir para a ampliação do conhecimento de obras escritas por autoras femininas, a fim de que seja dada voz às mulheres para falarem por si mesmas de diversas questões sociais e humanas. Palavras-chave: Jane Austen; casamento; posição da mulher; ironia; sociedade inglesa do século XIX.
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ItemA escrita criativa e os ateliês na escola: da redação maniqueísta para a redação inquieta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) João Pedro Lourenço Paulosso ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroA redação escolar é muito trabalhada nas escolas e cobrada nos vestibulares, nesse sentido, é um campo fértil para pesquisas acadêmicas, por isso, o objetivo deste trabalho é refletir de que modo a Escrita Criativa (EC), por meio dos ateliês, pode contribuir para que os estudantes na produção textos que desloquem do “maniqueísmo” para a “inquietação”. A pesquisa é do tipo bibliográfica que, segundo Gil (1999), perpassa quatro etapas, a saber: a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) a leitura do material; d) redação do texto. Diante disso, o trabalho conceitua o que é a Escrita Criativa, assim como os conceitos de “maniqueísmo” e “inquietude”, apoiados em Bernardo (2010), além disso, faz uma discussão rápida sobre a ausência de oficinas de Escrita Criativa na formação superior, em seguida, traz os princípios dessa escrita voltados para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica, por fim, evidencia os mitos sobre a escrita e a importância dos ateliês na escola. Diante disso, concluiu-se que a Escrita Criativa é uma ferramenta importante para o trabalho com a “inquietude” na escola, possível de contornar o “maniqueísmo” das/nas redações escolares, além de contribuir para a desconstrução dos mitos sobre a escrita que circulam dentro e fora do espaço escolar, assim, constatou-se que os ateliês de escrita possibilitam um trabalho com a redação escolar de modo mais produtivo e polissêmico. Palavras-chave: Ateliê. Escrita Criativa. Redação. Ensino.
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ItemA literatura de mangá no espaço escolar: conceito, história, linguagem e enredos(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) John Marcos Queiroz de Oliveira ; Me. Michel Luís da Cruz Ramos LeandroEste trabalho discute o direito à literatura de mangá no espaço escolar e busca refletir a importância do seu acesso neste lugar, para isso, abordou-se o conceito de mangá, a história desta produção literária (dentro e fora do Brasil), a linguagem e (alguns) enredos, tudo isso com o objetivo de contribuir aos educadores que queiram navegar por essa literatura levando-a para a sala de aula. A pesquisa é do tipo bibliográfica e vincula-se à leitura, análise e interpretação, nesse sentido, utilizou-se os procedimentos indicados por Gil (1999): a) levantamento bibliográfico preliminar; b) busca das fontes; c) leitura do material; d) redação do texto. A pesquisa procurou romper com os preconceitos e estigmas que o gênero literário das Histórias em Quadrinhos tem carregado ao longo da sua história, isso porque o mangá é uma vertente desse gênero, além disso, apontou os pontos positivos e produtivos que fizeram com que essa literatura seja conhecida em todos os lugares do mundo, assim como apresentou enredos para auxiliar o professor no momento da escolha de uma obra, possibilitando oferecer um panorama dos mangás a esse educador e ao seu planejamento de aulas sobre essa temática levando em consideração as condições materiais da escola onde atua. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Literatura de mangá. Linguagem dos mangás. Enredos.
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ItemA literatura indígena como mecanismo de luta e resistência dos povos originários do Brasil(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Rayssa Martins de Oliveira ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho tem o objetivo de analisar de que forma a literatura indígena atua como mecanismo de luta e resistência para os povos originários do Brasil. Com essa finalidade, é feita uma análise de um longo processo histórico que produziu uma imagem inferiorizada dos povos indígenas, ou seja, as consequências da colonização do Brasil e da invasão territorial de 1500 e como isso influenciou diretamente os povos nativos. Nesse sentido, considera-se a educação como meio essencial para assegurar uma aprendizagem direcionada para equidade, ética e respeito, desconstruindo o molde estereotipado designado aos povos indígenas. Assim, é discutido tanto como as leis funcionam quanto como a inserção dos saberes e conhecimentos indígenas no currículo escolar garantem uma educação voltada para a valorização da diversidade. Dessa forma, a relevância do atual trabalho se dá por meio do reconhecimento da literatura indígena como ferramenta de combate ao silenciamento e discriminação, bem como a compreensão do papel transformador e humanizador da literatura. Ademais, entende-se que, por meio da literatura, é possível identificar as contribuições dos povos indígenas para a formação cultural do país. Os procedimentos metodológicos consistem em revisão da literatura teórica e análise documental, objetivando analisar as informações e conhecimentos acerca do tema literatura indígena e, ainda, analisar documentos que citam os povos originários no âmbito da educação, como a LDB e a BNCC. Além disso, há uma proposta de aula voltada para a análise crítica da literatura indígena, permitindo que o leitor reflita sobre a diferença do enfoque de uma aula de literatura eurocêntrica e de uma aula de literatura indígena. O referencial teórico é composto por autores da área de história e arqueologia, como Darcy Ribeiro e Reinaldo José Lopes. A pesquisa também é embasada nas contribuições de autores indígenas e suas produções literárias, como Daniel Munduruku, Janice Thiél, Eliane Potiguara, Márcia Wayna Kambeba, entre outros. Palavras-chave: literatura indígena; diversidade; temática indígena; equidade; resistência indígena.
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ItemA mundanidade e o suicídio da consciência: o diálogo entre os contos "Violante ou mundanidade" e " A confissão de uma jovem", de Marcel Proust(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Natan Batista Ferreira ; Dr. André Luiz AlselmiO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar os contos “Violante ou a mundanidade” e “A confissão de uma jovem”, de Marcel Proust, publicados no primeiro livro do autor, Os Prazeres e os Dias, em 1896, e identificar os pontos de proximidade entre eles. Para realizar tal trabalho, são consultadas bibliografias atinentes à teoria do conto, como os livros de Nádia Battella Gotlib (1990), de Massaud Moisés (1973) e de Luzia de Maria (2004), com vistas à criação de um panorama que englobe as principais características desse gênero literário. São consultados, também, livros, artigos, teses e dissertações referentes à literatura proustiana, como o ensaio de Allen Thiher (2013), não apenas para embasar as análises dos contos selecionados, foco deste trabalho, mas também para se ter uma visão geral da narrativa curta proustiana. A partir disso, tem-se o intuito de expor o percurso de cada protagonista individualmente, para, em seguida, estudar as semelhanças entre as duas obras, observando o desenvolvimento das personagens e os efeitos da mundanidade sobre elas. Nesse sentido, a fim de compreender todo o universo do qual as personagens se cercam, esclarece-se o sentido de mundanidade estabelecido por Proust. Além disso, são destacados eventos e elementos importantes em cada narrativa, e, ainda, são investigados a intertextualidade entre os contos e suas epígrafes, a influência do espaço sobre as protagonistas, a relação das personagens com seus pais ou responsáveis, bem como seu processo de corrupção. Palavras-chave: Conto. Mundanidade. Marcel Proust.
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ItemA prosa poética de Mia Couto no processo do letramento literário: propostas de abordagens didáticas a partir de três contos do livro Estórias Abensonhadas(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Letícia Sicoli Dias de Carvalho ; Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor a abordagem didática de três contos em turmas de Ensino Médio, tendo como base a teoria do letramento literário, desenvolvida por Rildo Cosson no livro Letramento Literário: teoria e prática (2020a). Pensando no modo como as aulas de literatura ocorrem tradicionalmente na educação básica brasileira, buscamos ressaltar a importância de se realizar uma abordagem relevante e significativa dos textos literários em sala de aula, com o propósito de viabilizar o papel humanizador que a arte da Literatura dispõe, de modo que, assim, seja concebível a formação do aluno como um leitor-fruidor, conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018) preconiza. Para tanto, escolhemos a obra Estórias Abensonhadas (2014) do escritor moçambicano Mia Couto, que adota o estilo híbrido prosa poética, compondo narrativas carregadas de expressividade e plurissignificação, capazes de recriar realidades e sensibilizar o leitor por meio do modo como as palavras são empregadas. Desse livro, que reúne vinte e seis contos do autor – escritos no período pós-guerra de Moçambique – selecionamos: “Chuva: a abensonhada”; “Noventa e três”; e “A guerra dos palhaços”. No decorrer desse estudo, tratamos da história da literatura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e sua relevância dentro do contexto escolar, fazemos análises dos contos e, ao final, propomos atividades que contemplam a sequência básica e a sequência expandida do letramento literário, constituídas por várias etapas que vão além da simples leitura e favorecem, assim, o envolvimento dos alunos com o texto. Palavras-chave: Letramento literário. Mia Couto. Literatura. Sala de aula.
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ItemA relação entre língua e sociedade: uma análise da linguagem não binária(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Talita Lavecchia Almeida ; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Maria Cortez da Rocha ZaccaroEste trabalho apresenta a análise da tentativa de criação e oficialização de uma “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” no Brasil, iniciada principalmente pela comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex, Agêneros, Assexuados e mais) e pelo movimento feminista, visto que entendem a língua portuguesa como um sistema machista e que não proporciona a inclusão de pessoas não binárias. Para possibilitar a discussão desse tema, foram apresentados os conceitos de discurso, sujeito e formação discursiva, da Análise do Discurso, e de vogal temática e gênero, objetos de estudo da Morfologia. Partindo de tais conceitos, a “linguagem não binária” ou “linguagem neutra” foi discutida a partir de diferentes argumentos, uma vez que está passando por um período de resistência não só por parte de estudiosos da língua portuguesa, como também por leigos. Posteriormente, imagens que apresentam o uso da linguagem neutra no cotidiano brasileiro foram analisadas, demonstrando que sua aquisição está ultrapassando o ambiente virtual. Palavras-chave: LGBTQIA+. Linguagem neutra. Análise do Discurso.
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ItemAnálise comparativa entre "A cartomante" e "Mariana", de Machado de Assis(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Gabriel Azevedo Teixeira ; Orientador: André Luiz AlselmiEste trabalho possui como objetivo analisar os contos “A Cartomante” (1884) e “Mariana” (1891), de Machado de Assis, destacando suas relações sociais no contexto do século XIX. O estudo foi desenvolvido a partir de leitura e fichamento de textos – do campo da teoria literária e da fortuna crítica do autor – seguida de análise dos contos, com aplicação da teoria estudada. Inicialmente, será discutido o conceito de conto, desde as suas origens como algo mítico e folclórico até se consolidar como gênero literário no século XIX. Para isso, estudamos autores como Massaud Moisés e Antonio Candido para tratar sobre o conto como gênero literário e sobre a obra machadiana. Buscando melhor entender a especificidade e controvérsia desse gênero, será apresentado o conceito de intensidade nos contos, elaborado por Edgar Allan Poe e posteriormente continuado por Júlio Cortázar. Ao analisar os contos, focaremos na questão do adultério, levando em consideração o contexto da época, e na construção do discurso narrativo, mostrando como o discurso do narrador é permeado por elementos como polifonia, intertextualidade e ironia. Palavras-chave: Machado de Assis. Conto. Literatura brasileira. Realismo
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ItemAnálise da voz feminina das personagens negras três contos da obra "Olhos D'água", de Conceição Evaristo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Lívia Nunes de Carvalho ; Orientador: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaA Literatura Negra no Brasil, ainda passa por um processo de construção, principalmente quando nos referimos a escritoras negras e à falta de validação de suas escritas. Diante desse cenário que desvaloriza as múltiplas vivências, Conceição Evaristo rompe com o silêncio e denúncia por meio de suas histórias, as diversas realidades e maneiras de existir e resistir. O objetivo desta pesquisa é analisar o significado das vozes das personagens femininas negras presentes em três contos, (“A gente combinamos de não morrer”, “Duzu Querença” e “Ayoluwa”) na obra Olhos D’Água. Com este estudo, foi possível fazer uma comparação entre as personagens femininas e o silêncio, partindo da perspectiva de uma mulher negra, e o efeito de sentido causado no leitor. O que se refere ao embasamento teórico, Djamila Ribeiro propôs observarmos os aspectos a respeito do lugar de fala e social o qual a mulher negra ocupa atualmente e o quanto essas validações sejam literárias, sociais ou epistêmicas são importantes. Ademais, Cuti (pseudônimo de Luiz Silva) nos proporciona elucidações em relação à trajetória do negro na literatura e da Literatura Negra em si. Os autores demostram, por meio de suas obras, os reflexos causados pela escravidão e consequentemente, pelo racismo o qual reverbera por todos os lados. Por isso, o trabalho realizado permite, reflexões sobre a importância da existência de produções literárias de mulheres negras, demonstrar a potência que a voz de Conceição Evaristo possui, por ser uma representante dessa luta e também sobre a emergência de possibilitar que essas vozes sejam ouvidas, fazendo com que a literatura nacional seja subjetiva. Palavras-chave: Literatura Negra. Conceição Evaristo. Olhos D’Água
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ItemApagamento da mulher na língua portuguesa: uma discussão acerca do masculino como gênero neutro e o uso da linguagem neutra como combate à forma de dominação(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Bruna Cristina dos Santos de Oliveira ; Yasmim Mayumi Hayashi Lahud ; Me. Rafael de Almeida FélixNeste trabalho de conclusão de curso mostramos como a construção da língua portuguesa privilegiou a presença masculina, o que originou o uso do gênero masculino social como gênero neutro gramatical. Esse uso apaga de diversas formas a presença das mulheres na língua, e trabalharemos esse apagamento neste projeto, além da reflexão de propostas para uma linguagem mais inclusiva. Tivemos como referência e inspiração mulheres excepcionais como Simone de Beauvoir, que por meio de sua obra “O Segundo Sexo”, se tornou um símbolo mundial do pensamento filosófico feminista, Judith Butler, uma das principais teóricas contemporâneas sobre feminismo e para a análise de conteúdo, utilizamos a concepção de linguagem de Eni P. Orlandi, autora de Análise do Discurso. Palavras-chave: Gênero gramatical. Gênero social. Sexismo gramatical. Linguagem inclusiva. Masculino genérico.
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ItemAs personagens femininas e o grotesco na dramaturgia rodrigueana: uma análise comparativa das peças "Vestido de noiva" (1943) e "Valsa nº 6" (1951)(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Luz Mira Messias ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a construção psicológica das protagonistas de Vestido de Noiva (1943) e Valsa N.º 6 (1951), Alaíde e Sônia, respectivamente, e a estruturação dos elementos grotescos na conjuntura de pós-morte presente em ambas as obras de Nelson Rodrigues (1912 - 1980). A penetração psicológica das personagens potencializa a denúncia às mazelas sociais brasileiras e desenvolve uma espécie de psicanálise literária voltada para o subúrbio e a burguesia carioca da segunda metade do século XX. Os ensaios do crítico teatral Sábato Magaldi foram essenciais para explorar o território da criação dramática moderna e compreender o mérito da dramaturgia de Nelson Rodrigues não somente na história do teatro brasileiro, como também em toda literatura nacional. Para o embasamento teórico da avaliação crítica dos elementos grotescos presentes nas obras analisadas, foram usados os conceitos do grotesco em contraponto ao sublime, de Victor Hugo, o grotesco como instrumento de estranhamento, de Kayser, e o que Sodré & Paiva vão denominar de grotesco chocante e crítico. Utilizando também como base teórica os estudos de Tania Franco Carvalhal, esta pesquisa propõe uma análise comparativa da analogia intratextual presente em Valsa N.º 6 - único monólogo rodrigueano escrito oito anos após o sucesso de Vestido de Noiva. É por meio da intratextualidade que o autor cria uma conexão dialógica interna entre as duas peças psicológicas, no que tange à proximidade textual e temática dos textos supramencionados. Vale ressaltar que esta análise adota a concepção do texto dramático como uma expressão literária e não como representação teatral, levando em consideração que, para colocar a última em prática, seria necessário avaliar os dramas no âmbito da teatralidade, probabilidade e representabilidade – aspectos que extrapolam o universo literário, segundo Massaud Moisés. Deve-se levar em consideração a relevância dessa pesquisa, uma vez que Vestido de Noiva é responsável pelo surgimento do Modernismo no teatro nacional, ao mesclar unidades realistas com expressionistas, tal como acontece em Valsa N.º 6. Palavras-chave: Nelson Rodrigues. Vestido de Noiva. Valsa Nº 6. Grotesco. Dramaturgia brasileira.
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ItemAs personagens femininas em o Conto da Aia: uma análise intersemiótica(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Camila Cristina Jeronimo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar e comparar a obra O conto da Aia, de Margaret Atwood, com a produção seriada de mesmo nome desenvolvida pelo canal de streaming Hulu. A comparação entre obra literária e produção televisiva foi desenvolvida com base nas teorias referentes à tradução intersemiótica, que, em termos simples, é a tradução de um tipo de semiose (o livro de Atwood) para outro tipo de semiose (a série de TV). Tanto o texto original quanto a adaptação vêm tendo grande impacto midiático e conquistando inúmeros fãs nos últimos 4 anos, demonstrando que os temas abordados em ambos os objetos e os debates incitados por eles são atuais e relevantes e que cresce cada vez mais o interesse público por esse tipo de conteúdo. Sendo assim, este estudo tem enfoque nas personagens femininas de ambos os objetos com o objetivo de observar como foi feita essa tradução e a intencionalidade por trás dela. Palavras chaves: Literatura. Tradução Intersemiótica. O Conto da Aia. Série de TV.
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ItemAs vozes femininas de Camelot: o papel literário das mulheres nas obras "A Demanda do Santo Graal", organizado por Heitor Megale, e "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Rosane Dover Araújo ; Orientadora: Prof.ª Me. Elaine Christina MotaO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar e compreender o papel literário das mulheres nas histórias arturianas de dois períodos literários distintos: medieval e contemporâneo. Este estudo é respaldado, principalmente, pela intertextualidade, na comparação das vozes femininas na obra medieval portuguesa A Demanda do Santo Graal, edição organizada por Heitor Megale, publicada em 2008, e na quadrilogia norte-americana contemporânea As Brumas de Avalon, publicada no Brasil em 1983. A literatura comparada, assim como a paródia, introduz-se neste estudo para fundamentar não só a interação ocorrida entre as duas obras analisadas, compondo-se do mesmo tema, os mitos arturianos, como também as transformações que ocorreram devido à escrita em períodos literários e sociais distintos. Visa-se, então, buscar a interpretação do silêncio imposto nas personagens femininas, com ênfase em Genevra e Morgana, respectivamente rainha e irmã de Rei Artur. Será, também, investigado o diálogo entre as duas obras a fim de identificar, em cenas estipuladas, a ocorrência de uma metamorfose positiva ou negativa decorrente do deslocamento temporal dessas personagens medievais ao período pós-moderno. Palavras-chave: Intertextualidade. Literatura Arturiana. Vozes Femininas
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ItemAs vozes femininas em "Drácula", de Bram Stoker(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Juliana Donatti ; Larissa Cristino Torraca ; Sabrina Golfeto de FreitaO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a presença das vozes femininas na obra Drácula, de Bram Stoker (2015), publicado pela primeira vez em 1897, tanto no que se refere aos estereótipos da mulher vitoriana quanto à quebra deles. A contextualização teórica do trabalho será feita por meio das obras de Massaud Moisés (2012) e de H. P. Lovecraft (2007) quanto à teoria do romance e do gótico, respectivamente, os teóricos Burgess (1999) e Silva (2006) são as referências para analisar o contexto da sociedade inglesa no período vitoriano. Além disso, obras de autoras feministas se fazem igualmente importantes, como as escritoras Virginia Woolf (2014) e Simone de Beauvoir (2016), a fim de se analisar o papel da mulher na sociedade e sua evolução no decorrer dos anos. O trabalho apresenta os três tipos de mulheres existentes na obra e como eles se contrapõem entre si e em relação ao papel masculino, demonstrando o significado que cada uma tem por trás da sua personagem, e para este estudo, foi usado o livro organizado por Araújo, Almeida e Beccari (2019). Por fim, faz-se uma análise da influência de Drácula na contemporaneidade e de como as mulheres do romance também influenciaram obras mais recentes, ressaltando como a história do vampiro se tornou um clássico da literatura mundial. Palavras-chave: Drácula. Bram Stoker. Gótico. Vozes femininas. Vampiro.
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ItemDa literatura para o cinema: um estudo intersemiótico da obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago(Centro Universitário Barão de Mauá, 2021-12) Diego Stefanelli da Silva ; Ma. Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso propõe a análise da tradução do romance Ensaio sobre a Cegueira do escritor português José Saramago para o filme intitulado Blindness, dirigido por Fernando Meirelles. Fez-se a apresentação do autor e da obra de partida (o romance) bem como a análise de seus elementos constitutivos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, teoria inscrita na área da Semiótica Francesa, com o intuito de compreender como o texto literário produz sentidos. Para tanto, a análise levou em consideração os níveis fundamental, narrativo e discursivo do texto, assim como suas marcas temáticas e figurativas. A obra de chegada (o filme), por sua vez, foi analisada por meio de teorias semióticas do cinema, com foco nos estudos de Sergei Eisenstein. Tal como na obra de partida, foram apresentados o autor e o filme. Em seguida, foram analisados os temas e figuras da obra de chegada, além da relação de tensividade entre luz, volume, profundidade, som e imagens de cada cena analisada, para compreender a produção de sentidos nessa semiose. Por fim, fez-se a análise da tradução por meio dos conceitos da teoria intersemiótica, aproximando e afastando as obras, a fim de compreender as condições de tal tradução, destacando os papéis do tradutor e do “leitor” da obra de chegada e sua potencial adesão do novo leitor (espectador do filme). Palavras chaves: Semiótica. Tradução Intersemiótica. Ensaio sobre a Cegueira. Blindness.
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ItemDiálogos críticos: um estudo comparativo entre Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e The day of the triffids, de John Wyndham(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Sofia Pereira Fucchi ; Me. Elaine Christina MotaO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é comparar, analisar e compreender o efeito de sentido atribuído pelo uso da alegoria da cegueira em duas diferentes obras: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e The day of the triffids, de John Wyndham. Este estudo compara as duas narrativas distópicas, escritas em épocas diferentes e em momentos históricos-sociais análogos, respaldando-se na intertextualidade, mais precisamente na literatura comparada e na paródia. Os conceitos fundamentam o diálogo estabelecido entre as duas obras analisadas, que utilizam a analogia da cegueira para estabelecer uma crítica social em relação ao comportamento do homem, que espelha o da sociedade. Dessa maneira, visa-se compreender os pontos de convergência e de divergência, frutos dessa relação, e os efeitos de sentido provocados por cada obra para se atingir um mesmo propósito: abrir os olhos da sociedade. Palavras-chave: Cegueira. Crítica social. Ensaio sobre a cegueira. The day of the triffids.
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ItemEcos da Guerra Civil Espanhola na obra A praça do diamante, de Mercè Rodoreda, a partir do grotesco e do lirismo(Centro Universitário Barão de Mauá, 2022-12) Melissa Velludo Ferreira ; Elaine Christina MotaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise do romance A Praça do Diamante, de Mercè Rodoreda, publicado pela primeira vez em 1962, traçando um paralelo entre as principais personagens da obra e a evolução da Guerra Civil Espanhola, evento que serve como pano de fundo para toda a narrativa. Para a realização do trabalho, foi realizada uma vasta pesquisa sobre a História da Espanha e sobre a Guerra Civil Espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939. As causas, os reflexos e as consequências da Guerra foram analisadas à luz das teorias do grotesco de Victor Hugo, de Wolfgang Kayser, de Raquel Paiva e Muniz Sodré, pois ele permeia os acontecimentos da obra. Além disso, analisou-se a importância da linguagem lírica nesta obra, visto que ela é quase uma personagem escondida no romance, por dar o tom e o ritmo à narrativa e, ainda, reiterar os efeitos de sentidos causados pelo grotesco. A metodologia empregada foi a de análise hermenêutica literária após a leitura de textos teóricos que pudessem corroborar a os efeitos do grotesco e a semelhança das personagens aos eventos da Guerra Civil Espanhola. Ao fim do trabalho, concluiu-se que o lirismo empregado na linguagem e os diversos tipos de grotesco encontrados na obra reiteram o papel das personagens como espelho dos períodos Pré-Guerra, Guerra e Pós-Guerra, com a intenção de causar reflexão e fomentar o espírito crítico do leitor. Palavras-chave: Mercè Rodoreda. A Praça do Diamante. Guerra Civil Espanhola. Grotesco. Lirismo
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ItemFormação do professor de literatura: o letramento literário em pauta(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Leticia Galvão Caroni ; Orientadora: Prof.ª Me. Marilia Ferranti Marques ScorzoniO ensino de literatura no âmbito da educação básica tem sido objeto de estudo e pesquisas, contudo a formação do professor que ministra esse componente curricular não tem avançado do mesmo modo, sendo poucas as bibliografias que discorrem a respeito da formação de professores para o ensino de literatura. É curioso pensar nessa relação, visto que as duas etapas estão intimamente conectadas e a formação docente impacta no ensino ofertado na educação básica. Assim sendo, a formação do professor de literatura depende tanto do contato que ele teve com o literário em sua jornada escolar, quanto com o que experimenta na graduação. Partindo do referencial teórico de Candido (2004), Cereja (2005), Cosson (2018), Lajolo (2001) e Zilberman (2008 e 2012), buscou-se compreender como ocorre o ensino de literatura no ensino superior e a formação docente, especialmente no curso de Letras. Diante das questões levantadas pelos autores, percebemos a urgência em discutir o letramento literário nas práticas de ensino em literatura no ensino superior. Nessa perspectiva, a fim de compreender de que modo a literatura e seu ensino estão inseridos na matriz curricular do curso de Letras realizamos uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Para obter resultados mais precisos, foi selecionado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de três instituições de ensino, sendo duas do estado de São Paulo e uma do estado de Minas Gerais. A pesquisa auxilia a compreensão de alguns aspectos, como a aplicação do letramento literário no ensino superior, e evidencia o porquê de algumas práticas de ensino continuarem presentes na educação básica. Os documentos demonstram também, como o ensino de literatura ainda está fortemente resguardado em práticas tradicionais, limitando-se a concepções que visam unicamente instrumentalizar os discentes para o ofício de professor. Palavras-chave: Ensino de Literatura. Letramento Literário. Formação Docente
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ItemO ensino de gramática e as relações de poder da língua: o direito à norma-padrão(Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Giovanna Almeida Torres de Andrade ; Dra. Renata Maria Cortez da Rocha ZaccaroEste trabalho analisa o contexto de inserção das camadas populares nas escolas, na década de 1980, considerando que a cultura legitimada pelas instituições de ensino continuou a ser a mesma das classes privilegiadas. Nesse viés, entende-se que a língua foi constituída, historicamente, como um instrumento de poder, pois, por meio dela, ocorre dominação social e linguística, bem como se dá a propagação da violência simbólica pela escola, já que é exigido e valorizado um capital cultural e linguístico diferente daquele que os alunos das camadas populares possuem. Dessa forma, os estudantes são privados de se apropriarem da língua e se distanciam das variedades de prestígio, mantendo a dinâmica social. Sendo assim, nota-se que a escola contribui para a estigmatização de determinadas variedades – uma vez que ensina um modelo que se distancia da língua falada pelos estudantes: o português brasileiro. Uma mudança cultural é necessária para que as camadas populares compreendam que saber a norma-padrão é um direito, a fim de que sejam capazes de participar das relações de poder por trás da língua, assim como é preciso que os educadores ensinem os estudantes a valorizar e utilizar as variedades linguísticas existentes no português brasileiro, adotando uma perspectiva política da língua, contrária ao preconceito linguístico. Palavras-chave: norma-padrão; ensino; língua; preconceito linguístico; variedades linguísticas.
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ItemO epistológrafo é um fingidor: o ethos discursivo de Fernando Pessoa nas cartas a Ofélia(Centro Universitário Barão de Mauá, 2020-10) Ana Carolina Rodrigues de Freitas ; Orientador: Prof. Dr. André Luiz AlselmiEsta pesquisa tem o objetivo de analisar os aspectos temáticos, linguísticos e estilísticos das cartas de Fernando Pessoa à sua amada, Ofélia Queiroz, com a finalidade de investigar os papéis estabelecidos pelas pessoas epistolares, a partir do conceito de ethos, que demonstra a faceta do autor criada pelo texto, e do pathos, que se configura como o destinatário da carta, e, portanto, tem interferência desde a intenção de escrita da epístola até a sua realização. A partir da leitura e do fichamento de pesquisas a respeito da teoria da enunciação desenvolvidas por grandes linguistas, como José Luiz Fiorin e Mikhail Bakhtin, pretende-se expor a maneira como o autor utiliza sua escrita ficcional para compor sua escrita íntima, devendo, assim, ser lido não como uma figura em carne e osso, mas como uma personalidade poética atravessada pela interferência de sua ficção. Dessa maneira, esse estudo se mostra relevante ao abordar a obra de Pessoa por meio de um viés pouco explorado: sua correspondência. Palavras-chave: Epistolografia. Ethos discursivo. Fernando Pessoa.