TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 24
  • Item
    Brinquedoteca: espaço educacional para as crianças pequenas da educação infantil
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Lislay de Oliveira Nunes ; Ingrid Cerqueira da Silva ; Ma. Inês Aparecida Bolandin Marcomini
    Este trabalho aborda o papel essencial das brinquedotecas como espaços educacionais destinados a crianças pequenas na Educação Infantil. Através de uma revisão de literatura, examina-se o conceito, a história, a intencionalidade pedagógica e a estrutura das brinquedotecas, enfatizando sua relevância para o desenvolvimento infantil. Esses ambientes são cuidadosamente projetados para incentivar o brincar, estimulando a imaginação, a criatividade e a aprendizagem das crianças. Além disso, possibilitam o desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas, cognitivas e emocionais. O estudo ressalta a importância de compreender o contexto específico das crianças pequenas e de adaptar as brinquedotecas às suas necessidades individuais. Conclui-se que esses espaços desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento infantil, preparando as crianças para o sucesso tanto na escola quanto na vida, ao fornecerem experiências enriquecedoras que moldam a base para um crescimento saudável e aprendizado significativo. Recomenda-se pesquisas futuras sobre a implementação de brinquedotecas em diferentes contextos educacionais, abordando desafios específicos e benefícios para a qualidade da Educação Infantil e o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: Brinquedoteca, Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Brincar, Espaços Educacionais.
  • Item
    A literatura infantil como meio de valorização da cultura indígena
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Beatriz de Souza ; Dra. Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro
    O presente trabalho tem como objetivo trazer a importância de se desenvolver o respeito e a valorização da cultura indígena brasileira dentro de sala de aula, utilizando a literatura infantil como meio de se trabalhar com os alunos essa temática tão importante. O preconceito não nasce com a criança, ele é aprendido por ela. O dever da escola é formar cidadãos críticos e sem preconceitos, este trabalho tem a função sugerir um trabalho que favoreça esta temática tão importante, que é o respeito aos povos originários do Brasil. O principal autor abordado foi Daniel Munduruku. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica. O trabalho assim se configurou: após a introdução, a segunda seção traçou uma linha do tempo desde a chegada dos portugueses até a atual república. Na terceira seção, foi abordado o apagamento dos povos indígenas dentro da educação brasileira. Por fim, na quarta seção, foram apresentados os principais autores, com uma breve análise de suas principais obras, finalizando com o ponto mais importante deste trabalho que é o porquê e o como a literatura pode ser um meio para a valorização dos povos indígenas do Brasil. Palavras Chave: Literatura infantil; preconceito; indígenas.
  • Item
    A jornada do herói em Harry Potter e a pedra filosofal: a literatura infantojuvenil como ponte para a alteridade e a empatia
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2024-12) Larissa Cristino Torraca ; Ma. Marília Ferranti Marques Scorzoni
    O presente trabalho tem por objetivo promover o letramento literário como um meio de desenvolver competências socioemocionais, como empatia e alteridade, em jovens leitores do quinto ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, auxiliando-os a tornarem se sujeitos-leitores, críticos e atuantes em suas relações sociais. Para que o projeto fosse desenvolvido, além da fundamentação nos documentos educacionais oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram estudadas teorias relativas à Literatura Infantojuvenil, descritas por Regina Zilberman, o Letramento Literário proposto por Rildo Cosson, estruturando a realização de atividades sequenciais divididas em quatro passos (motivação, introdução, leitura e interpretação) com o objetivo de incentivar a leitura e promover uma reflexão crítica a partir do texto lido, tornando os estudantes sujeitos-leitores. Para que se pudesse analisar a obra escolhida, Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, foram utilizadas as teorias da Jornada do Herói, descrita por Christopher Vogler, bem como a “tese da morte do autor”, de Roland Barthes. A partir da fundamentação teórica, foi possível desenvolver uma proposta de projeto que aplicasse a Sequência Básica do letramento literário, de Cosson, à leitura literária e crítica da obra escolhida a fim de promover reflexões e o desenvolvimento de competências socioemocionais preconizadas pela BNCC. Palavras-chave: letramento literário; literatura infantojuvenil; jornada do herói; Harry Potter e a pedra filosofal; atividade de leitura literária.
  • Item
    A romantização da figura dos professores no cinema: os casos de “Sociedade dos poetas mortos”, “O sorriso de Monalisa” e “Escritores da liberdade”
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Beatriz Ferreira da Rosa Kanashiro ; Me. Yuri Araujo Carvalho
    A presente pesquisa monográfica tem como objetivo principal discorrer sobre a temática da “romantização” das figuras dos professores por parte do cinema contemporâneo norte-americano, com destaques para algumas cenas especificas das obras fílmicas “Sociedade dos poetas mortos” (1989), “O sorriso de Mona Lisa” (2003) e “Escritores da liberdade” (2007). Uma das metodologias empregadas para a realização do trabalho foi o método dedutivo em relação às cenas das obras citadas. Tal esforço acadêmico pode ser justificado não apenas pelo inquestionável peso econômico da indústria cinematográfica estadunidense, mas também pelo espraiamento global de ideias potencialmente problemáticas e/ou distorcidas a respeito do ofício professoral junto aos espectadores comuns. De tal modo, mobilizaremos conceitos ligados à própria “romantização” e suas representações sociais, bem como desdobramentos atinentes à indústria cultural, à sociedade de consumo, à educação, ao ofício docente e, principalmente, à construção de violências simbólicas nas sociedades hodiernas, contando com o aporte teórico-conceitual oriundo dos pensamentos e das obras de Pierre Bourdieu, Sandra Jatahy Pesavento, Zygmunt Bauman, Theodor Adorno, Jean-Claude Bernardet, Fernando Mascarello, Leif Furharmmar e Folke Isaksson. Palavras-chave: romantização; cinema; educação; violência simbólica.
  • Item
    Brincadeira de criança, como é bom! A influência do brincar para a construção da identidade infantil
    (Centro Universitário Barão de Mauá, 2023-12) Laryssa Corrêa Santana ; Dra. Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa
    O brincar é um direito fundamental à infância, parte inerente ao desenvolvimento infantil que contribui para a formação integral do ser humano, efetivando-se por uma diversidade de experiências e momentos que oportunizem o desenvolvimento integral da criança ao longo da Educação Infantil. Por isso, o presente trabalho, realizado em uma creche filantrópica de uma cidade do interior de São Paulo, objetivou investigar de que forma o brincar pode contribuir para a construção da identidade infantil, mais especificamente, em uma turma de crianças de três a quatro anos de uma creche filantrópica no interior paulista. À vista disso, buscou-se (i) identificar a contribuição do brincar para o desenvolvimento integral na infância; (ii) analisar como os documentos oficiais para a educação infantil compreendem o papel do brincar e (iii) investigar o papel das brincadeiras infantis na construção da identidade das crianças de três a quatro anos de idade. Em síntese, esta pesquisa resulta-se, à luz da Teoria Histórico-Cultural, na confirmação das hipóteses levantadas de que o brincar influencia diretamente na construção da identidade infantil e, se essas práticas forem ressignificadas utilizando o planejamento das brincadeiras como estratégia no processo de ensino e aprendizagem, poderão ser promissoras para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Nessa perspectiva, espera-se que esta pesquisa propicie fundamentos para se pensar em metodologias que contemplem uma diversidade de trabalhos pautados no brincar como precursor do desenvolvimento integral na infância, tendo nos jogos, brinquedos e brincadeiras sua potencialidade. Palavras-chave: brincar; BNCC; RCNEI.